terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ao desamparo da lei, a oposição francesa aos transgênicos apela para... o decreto lei!

Car@s, não estou seguro o quanto há de verdade nesta notícia abaixo, mas parece que, de fato, o governo Frances quer fazer um plebiscito sobre a nova lei que permitirá a França a adotar uma posição unilateral (contra, neste caso) em relação aos OGMs, desrespeitando as regras da Comunidade Europeia. Enquanto o plebiscito não  rola, o governo proíbe o plantio por decreto...

Genial!  Aqui milhares de agricultores queriam a soja GM que estava barrada por um processo movido pelos ambientalistas; tomaram a dianteira, contrabandearam sementes e o governo teve que liberar a soja por decreto. Lembrem-se que a soja já havia sido aprovada pela CTNBio mais de 4 anos antes. Num país “sem lei” isso é possível.  Já na França os agricultores também querem o milho GM, a Europa aprova, o Conselho de Estado (o STF deles) aprova e os ambientalistas bloqueiam através do Ministo Le Foll. Os políticos e os ambientalistas não têm qualquer base científica, ao contrário do que ocorreu com a decisão da CTNBio no Brasil, mas vão em frente e botam a França na contramão do estado democrático europeu. Danem-se a liberté, égalité, fraternité, tão almejadas: Mateus, primeiro os teus. Este Le Foll está mais para le Fol...

Vejam a notícia abaixo:


Governo francês barra milho transgênico via decreto


SÃO PAULO - O governo francês publicou decreto proibindo, via medida provisória, a plantação de milho geneticamente modificado. O executivo daquele país já trabalha para alterar a lei nacional e europeia e estender a exclusão - que já foi derrubada em tribunais por duas vezes. No entanto, o Senado francês já rejeitou o projeto de lei contra os transgênicos. A maioria dos parlamentares afirma que a proposta é inadmissível e inconstitucional. O governo trabalha agora para fazer passar na Câmara do país, onde o partido governante socialista tem maioria. "Nós precisamos fornecer uma estrutura jurídica para os países que não querem a plantação de milho geneticamente modificado", declarou Stephane Le Foll, ministro da Agricultura da França.

2 comentários:

  1. É muito triste ver alguém defendendo abertamente a destruição do meio ambiente com esses lixos transgênicos. Espero que o mundo resista a esse perigo.

    ResponderExcluir
  2. Poisé, Eduardo, eu defendo o que a ciência mostra claramente: que os transgênicos não têm qualquer efeito adverso diferente daqueles já apresentados pelos organismos não engenheirados. Pelo menos estes que estão no mercado. Se você afirma que são lixo e que destroem o meio ambiente, deve ter um monte de evidências sérias que eu não tenho. Ficaria feliz, assim como os demais leitores deste blog,que você trouxesse à luz aqui estas evidências.

    ResponderExcluir