sábado, 30 de novembro de 2013

Sepultando um zumbi? O artigo científico que nasceu morto, foi “ressuscitado” pela Food and Chemical Toxicology, morto pela comunidade científica, mantido como zumbi pela oposição aos transgênicos e outra vez morto, desta vez pela revista que lhe deu vida...

Está na hora de historiar brevemente a vida, a morte e a morte deste “Quincas Berro D´água” pseudo-científico. O trabalho de “pesquisa” do professor Séralini e de seu grupo era, desde sua concepção, uma armadilha, montada de cabo a rabo para “demonstrar” que milho transgênico e glifosato causavam câncer. Nenhuma revista séria deveria aceitar um artigo com a metodologia apresentada e, sobretudo, com as conclusões sacadas dos resultados. O que aconteceu?

Pois bem: a Food and Chemical Toxicology, considerada uma revista importante na área, mordeu a isca, provavelmente de olho na turbinagem de seu citation index, uma vez que era evidente a “sede por polêmica” na área de biossegurança de transgênicos. Depois de uma revisão por pares a revista aceitou o artigo para publicação. Séralini e seus camaradas lançaram a coisa na mídia, através de um acordo de confidencialidade com os jornalistas, que os impedia de consultar especialistas antes de divulgar a história. Com isso, um trabalho natimorto foi trazido à vida pela revista e lançado aos palcos do mundo pela mídia irresponsável.

Imediatamente a comunidade científica em peso gritou que aquilo era um morto-vivo, sem substância, um aborto científico disfarçado em artigo publicado; enfim, uma vergonha. Um punhado de cientistas, alinhados à oposição aos transgênicos, andou espantando as moscas que insistiam em rodar em volta do zumbi e a oposição divertiu-se em mostrá-lo de novo e de novo ao público, exposição repetida ad nauseam pelos blogueiros da internet desprovidos de espírito crítico. Instituições dos dois lados desta luta ideológica se empenharam em meter a estaca de carvalho no peito do zumbi ou, ao contrário, enfeitá-lo de roupagens reais e mostrá-lo como forte, sadio e, sobretudo, “independente”. Academias de ciência, agências de avaliação de risco, grupos de cientistas “do sistema”, inclusive representantes da maioria na CTNBio, esfaquearam o morto-vivo. Curando as feridas estiveram os reanimadores, representados pelo IDEC, pelo CONSEA, pela AS-PTA e por uma minoria de membros da própria CTNBio (as duas listas não se esgotam com estes exemplos, por certo).

Esta dança macabra continuou por mais de um ano e, quando estava esfriando, mais por cansaço do que pela vitória de qualquer um dos lados, surge a retratação da revista no final de novembro de 2013 (http://genpeace.blogspot.com.br/2013/11/finalmente-revista-se-retrata-e-vai.html). Esta retratação era esperada e veio, também como esperado, como um vento que empurrou o morto-vivo para uma última sarabanda antes de mergulhar no esquecimento. Seria igualzinha à tempestade que, balançando o saveiro, mergulhou Quincas Berro D´água nas águas noturnas da baía de Todos os Santos. Será? Irá o corpo ao fundo e será devorado pelos peixes, ou boiará de volta e será trazido à praia para, mais uma vez, voltar aos bares e aos saveiros?

Há vários fatores em jogo quanto ao futuro do zumbi, que dependem da pouca intensidade da tempestade (as alegações do editor são uma piada de mau gosto, quase tão ruim quanto a aceitação do artigo, há mais de um ano atrás), da fome dos peixes na baía (a ciência oficial vai aplaudir, mas não vai arrastar nem a revista nem seus autores pelas pedras, para lhes tirar as tripas e devorar tudo), da vocação ressureicionista dos que esperam o corpo boiar (a oposição aos transgênicos me parece cansada de defender o bufão Séralini e outros palhaços de plantão) e das conjunções astrais.

Ofereço aos leitores uma lista de links para blogs anteriores que falam deste imbróglio.

O artigo do Séralini é um cavalo morto? Deveria ser, mas hoje ele virou um zumbi, ressuscitado aqui e acolá pela oposição mais teimosa aos OGMs - http://genpeace.blogspot.com.br/2013/09/o-artigo-do-seralini-e-um-cavalo-morto.html. Esta postegem refuta uma “lista de dez pontos” que pretensamente mostraria a validade das conclusões e da metodologia do Séralini e sua estreita relação com as metodologias e conclusões.

Séralini, o bufão dos transgênicos: como usar recursos públicos, os pares em ciência e a mídia para vender experimento feito na medida para provar hipótese errada - http://genpeace.blogspot.com.br/2012/10/seralini-o-bufao-dos-transgenicos-como.html. Nesta postagem escancara-se a falta de ética e as ligações perigosas do Séralini com as grandes redes de supermercado.

Brazil officially rejects Séralini´s results – no risk assessment revision is being suggested for NK603 maize. http://genpeace.blogspot.com.br/2012/10/brazil-officially-rejects-seralinis.html. A postagem recapitula o posicionamento oficial da CTNBio.

Outros links que recapitulam muito deste imbroglio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário